08 setembro 2015

Frida Kahlo - "Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade."


E aí, minhas lindezas?! Tudo certinho com vocês?! Hoje, vim falar sobre Frida Kahlo (mais um post da sessão do meu amor pelas artes).
Essa mulher foi um ícone em relação a muitas coisas. Uma mulher muito a frente do seu tempo. Ícone na pintura, e até na moda. Uma mulher que quebrava tabus e que não ligava em ser julgada. Que viveu intensamente a sua vida da forma que pôde.

Nascida em 06/07/1907, no México, filha de um alemão e uma mexicana, viveu uma vida marcada de dores e sofrimentos (físicos e emocionais). Quando criança, teve poliomielite (paralisia infantil) o que fez com que sua perna direita ficasse menor e mais fina que a esquerda. Aos 18 anos sofreu um acidente  muito sério, o bonde onde estava chocou-se contra um trem, fazendo com que fraturasse três vértebras, fragmentasse da tíbia e fíbula direitas, além de três fraturas de pelve (bacia), e por conta destas fraturas na bacia foi informada que ter filhos de parto normal seria muito difícil e por isso não recomendável engravidar. Isso fez com que ela sofresse alguns abortos no futuro. Esse acidente destruiu o seu sonho de ser mãe e a fez desistir de ser médica.

Casou-se com o também pintor Diego Rivera (2 vezes). Esses casamentos foram bastante conturbados devido as traições de ambos os lados. Frida era bissexual e Diego não via problemas em ela traí-lo com mulheres, mas achava inadmissível que ela o traísse com homens, contudo ela fazia pouco caso disso e até teve um caso com o melhor amigo dele, Leon Trotski. Porém ele também a traía com diversas outras mulheres, e algumas, inclusive, queriam tomar o lugar de Frida como sua esposa e até chegavam a ameaçá-la de morte. Todos os abortos que Frida sofreu eram de filhos de Diego. O ápice das traições dele foi quando Frida o pegou na cama com sua própria irmã, a qual já tinha 6 filhos dele, e esse foi o motivo do fim do primeiro casamento deles.
No segundo casamento Frida mandou construir uma casa ao lado da casa de Diego e as ligou com uma ponte, assim cada um morava em sua respectiva casa e se encontravam na casa de um ou de outro, mas esse casamento foi tão louco quanto o primeiro, pelos mesmos motivos.

Devido a todos os fatores deste relacionamento louco, os diversos abortos, as fortes dores que sentia no corpo devido ao acidente, pois ela nunca deixou de usar coletes na coluna para corrigi-la, e também o amputamento da perna direita, Frida tentou o suicídio diversas vezes. Contraiu pneumonia e faleceu em 1954. O atestado de óbito diz "embolia pulmonar", mas não se tem certeza se foi overdose (proposital ou não), ou até mesmo se alguma das amantes de Diego a envenenou.


FRIDA KAHLO E A MODA

Frida, ainda jovem, gostava de usar as roupas de seu pai, as calças compridas, para esconder sua perna direita atrofiada. Depois, quando mais velha, ela começou a usar saias longas, as quais vieram a tornar-se sua "marca registrada", e as blusas mais folgadas, para esconder os espartilhos/ corseletes que usava para corrigir a coluna após o acidente. Ou seja, sua intenção não era lançar moda, mas sim esconder as imperfeições  do seu corpo, porém eram roupas escolhidas e desenhadas por ela e somente para ela. Feitas sob medida. Diz-se que ela comprava os tecidos e levava para costureiras indianas fazerem suas roupas. O seu gosto sofisticado e diferenciado a fizeram querer ser copiada por muitas mulheres das mais diversas classes sociais, e até hoje ainda influencia um pouco em nosso modo de vestir (as saias longas dela são bem atuais, não é mesmo?!).


(Acessórios, sapatos adaptados e roupas encontradas em seu guarda roupas.) 

Curiosidade: Diego Rivera solicitou que o guarda roupas de Frida só fosse aberto 50 anos após sua morte (2004), e esse seu desejo foi atendido. Em 2007 fizeram um exposição em La Casa Azul, onde Frida viveu e hoje é o Museu Frida Kahlo. A exposição recebeu o nome de As aparências enganam.

Alguém já conhecia a historia de Frida? Há também um filme com Salma Hayek, alguém já assistiu? Eu nunca vi, mas faz tempo que tô a fim de ver.
E do post, o que acharam?? Espero de verdade que tenham curtido. Bjo no coração, minhas lindezas. :*

Fontes:
www.puretrend.com.br
www.wikipedia.com.br
www.artlyst.com/

Teste de Rodapé 1